domingo, 12 de janeiro de 2014

Blues Puerperal ou Melancolia pós-parto

Algumas mulheres no pós-parto podem passar por tristeza sem motivo aparente, irritação, cansaço, exaustão, acompanhado ou não de medo da nova rotina que se inicia com um bebê, isso é conhecido como Blues Puerperal. É comum que algumas mães não consigam saber direito o que está acontecendo em suas vidas, principalmente em um momento em que parecem ter realizado um sonho. Essa melancolia pós-parto está geralmente ligada a mudanças hormonais que acontecem com pico no quarto ou quinto dia de pós parto, quando os hormônios da gestação desaparecem e a produção de leite se inicia. Todos esses sentimentos são normais durante as primeiras semanas após o nascimento de um bebê. Em alguns casos a tristeza pode persistir por mais tempo e desaparece espontaneamente, no máximo em 2 semanas, sem necessidade de tratamento medicamentoso. Porém há mulheres que sentem-se com necessidade de fazer uso de medicamento, isso deve ser avaliado e conversado com o Ginecologista Obstétra. Nessa fase também pode ocorrer mudanças no apetite para mais ou para menos. O melhor tratamento para o Blues Puerperal é o apoio da família, de amigos e claro descanso e repouso, principalmente se a mulher tiver passado por uma Cesareana, pois a cirurgia causa limitações, até mesmo para cuidar do bebê, se a mulher sentir vontade de chorar, chore! alivia bastante. Eu passei por isso no meu pós-parto, e o sintoma que mais tive foi irritação, me sentia como se estivesse com TPM, fiquei completamente sem paciência, conversando com a minha médica resolvemos juntas que eu faria uso de medicamento, e foi ótimo! confesso que não suportava a idéia de ter que usar medicamento já que gosto de ser o mais natural possível, mas não podemos ser radicais, eu estava me sentindo péssima e brigando com todos que estavam em minha volta, sei também que existe florais e medicamentos homeopáticos que também auxiliam, mas infelizmente não tive a experiência com esses para relatar. O que eu tenho para dizer da minha experiência com o Blues Puerperal é que algumas mulherem podem ou não passar por isso e Graças a Deus é passageiro, é só um período. É importante informarmos as mulheres sobre isso.
( Fonte:mãeparasempre.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário